Marketing Digital

Os tempos mudaram, e a sua estratégia de marketing digital também

A pandemia de Covid-19 chegou e, em poucas semanas, a vida como a conhecemos mudou. A sua vida mudou. A vida da sua família, amigos e conhecidos mudou.  A vida do seu cliente também mudou.

 

Com a alteração das expetativas, hábitos e comportamentos por parte do consumidor, as empresas praticamente foram obrigadas a adaptar-se da noite para o dia. Estes são por isso tempos de desafio, de incerteza, de dúvida, insegurança mas também de força, foco, coragem, estratégia e adaptação.

 

Segundo os indicadores mais recentes, os tempos de incerteza estão aí para durar. A evolução da situação de pandemia é incerta. Neste contexto de exigência é imperativo fazer um “update” à estratégia de marketing digital, para se manter relevante nesta nova realidade em que vivemos.

 

Tal como nos tempos pré-pandemia, a criação de conteúdos úteis, relevantes e que acrescentem valor à vida do cliente continuam a ser o pilar fundamental da estratégia de marketing digital. Como já lhe dissemos num artigo anterior, o foco dos seus conteúdos deve estar SEMPRE no cliente. Ele é o farol da estratégia de marketing digital. As dores, desejos e necessidades que o seu cliente tem hoje, provavelmente já não são os mesmos do período pré-pandemia.

 

Para responder a essas dores e necessidades precisa de adaptar os conteúdos aos desafios e problemas atuais do seu potencial cliente. Se ainda não o fez, comece hoje a refletir no que pode mudar para entregar um conteúdo com muito mais valor.


 

  • Adapte o tom da mensagem
     

É provável que muitos dos seus clientes estejam a atravessar grandes dificuldades. Mantenha por isso um tom de voz cordial, de espírito de ajuda e evite, se possível, um tom demasiado relaxado ou negativista. 


 

  • Escolha as imagens com sensibilidade
     

Tenha algum cuidado ao utilizar imagens que representem grandes concentrações de pessoas, eventos sociais, etc. Isso pode gerar um sentimento negativo e desfasado com a realidade.


 

  • Seja uma mais-valia em momentos de incerteza
     

Em todos os seus conteúdos, quer seja um artigo para o blog, um vídeo ou uma newsletter, pergunte-se sempre se esse conteúdo vai ser uma mais-valia para a situação atual do seu potencial cliente. 


 

  • Comece a fazer vídeos
     

Com a diminuição ou nalguns casos anulação total da interação presencial, nunca a humanização da sua marca fez tanto sentido. O contéudo em vídeo é a melhor escolha para conetar emocionalmente com os seus clientes, através de plataformas como o Youtube ou o Vimeo, cursos online, webinars, etc. Se ainda não faz conteúdos em vídeo tem aqui uma excelente oportunidade para começar! 


 

  • Avalie e readapte-se rapidamente
     

Nestes tempos de incerteza a realidade em que vivemos muda com muita frequência.  Em pouco tempo passámos pela ameaça ainda distante do Covid, momentos de pânico,  aumento das práticas de teletrabalho, relaxamento das medidas de confinamento e entretanto, com a chegada do Verão, muitas das medidas de confinamento devem relaxar ainda mais. A verdade porém é que não sabemos o que vai acontecer a seguir. Por isso analise com frequência as métricas e assuma sempre que, de um momento para o outro, pode ter de repensar e alterar toda a sua estratégia. Seja proativo e esteja um passo à frente dos acontecimentos.

 

  • Contribua para o mundo
     

Se alguma vez houve um momento em que as palavras cooperação, apoio e solidariedade fizeram mais sentido, esse é o momento. Nunca como agora os clientes precisaram tanto de si para ser a solução. De que forma é que os seus conteúdos podem ajudar as pessoas e negócios que passam por momentos de grande desafio? Falamos muitas vezes de “acrescentar valor na vida do cliente.” Nunca como agora esse mindset foi tão necessário. 


 

  • Saia mais forte desta situação
     

Os momentos de crise são duros mas também uma oportunidade para refinar conhecimentos, deixar para trás as práticas que já não fazem sentido e criar novas soluções. Aproveite esta época para desenvolver as competências e adquirir saber útil para o futuro.  A grande vantagem é que pode fazê-lo a partir de casa e de forma completamente gratuita, por exemplo com os cursos da Google, Hubspot, Moz Academy, LinkedIn, entre outros. 

 

Agora é consigo. Persista, insista e nunca desista. Conte com a Link to Digital para estar sempre ao seu lado na procura da melhor solução.

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.