Marketing

A sua estratégia de marketing de conteúdos não está a render

Missão cumprida!


É esta a sensação de prazer e satisfação que o preenche, quando finalmente acaba de escrever aquele artigo para o blog que vinha ocupando a sua mente, ou quando finaliza o e-book que vai gerar imensas leads para o seu negócio.


Afinal de contas deu o melhor de si para criar um conteúdo espetacular. A sua equipa trabalhou com empenho, profissionalismo e dedicação para que a estratégia de marketing de conteúdos desse bons frutos.


No entanto, após algum período de tempo, começam a surgir sinais que esfriam o entusiasmo. O blog não tem visitas, as leads geradas pelo e-book são muito poucas e parece que as pessoas estão a dar pouco relevo ao anúncio que colocou no Facebook. 


Quando isto acontece podem surgir dúvidas sobre se a estratégia de marketing de conteúdos foi a melhor. Talvez o artigo precisasse de mais algum “sumo”.


Talvez a imagem merecesse outro tipo de acabamento. Talvez o copy seja pouco apelativo. 


Quando isto lhe acontecer é importante que, antes de tudo, comece pelas questões fundamentais:
 

  • Será que existe demanda no mercado pelo conteúdo que está a disponibilizar?
  • As pessoas estão interessadas naquilo que tem para dizer?


O seu conteúdo é muito bom, porém se as pessoas não estão interessadas naquilo que tem para dizer, os resultados não vão aparecer.


Por outras palavras “começou a casa pelo telhado”. O foco da sua estratégia de marketing de conteúdos deve estar SEMPRE no seu cliente. É para ele que cria, é ele que precisa do valor que os seus conteúdos vão acrescentar. 


A sua estratégia de marketing de conteúdos responde às dores, desejos e necessidades do seu potencial cliente, representado pela buyer persona. É esse o farol, o guia de toda a sua estratégia.


Esta é a mentalidade que precisa ter presente na hora de criar os seus conteúdos. As caraterísticas do seu produto, a venda, as competências técnicas são sem dúvida muito importantes. Mais importante é o conteúdo que cria para o seu cliente. É o conteúdo que cria a relação com a sua persona, gerando empatia e confiança.



Resumindo conteúdo é a chave de ouro dos estrategas de marketing digital!


Antes de começar a trabalhar o marketing de conteúdos, lembre-se que vai criar o mesmo para uma persona com desafios e necessidades que quer resolver. O conteúdo deve ir de encontro a essas necessidades. 


Comece então por perceber o que é que as pessoas querem. Existem ferramentas que pode utilizar para este efeito, através da pesquisa das palavras-chave mais relevantes. O KWFinder ou o Ubersuggest, só para citar alguns exemplos, são muito úteis para este efeito. Através destas ferramentas pode analisar o volume de pesquisas de palavras-chave e, dessa forma, perceber que tipo de conteúdos as pessoas estão a pesquisar no Google. 


Com base nas palavras-chave mais importantes pode tirar boas ideias para os seus conteúdos, e orientar a criação dos mesmos para as dores, desejos e necessidades da sua persona. 


Dar às pessoas certas, o conteúdo certo, à hora certa.


Este é o pilar fundamental de uma estratégia de marketing de conteúdos vencedora.

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.