Conteúdos digitais

Dicas para criar conteúdos digitais e superar o bloqueio criativo

Já alguma vez “teve uma branca” na hora de criar os conteúdos digitais para o seu site, blog, campanhas de e-mail marketing, entre outros?

 

Se isso já lhe aconteceu e, em pensamentos, rogou pragas ao seu “génio criativo”, saiba que não está sozinho. Da mesma forma em que há dias nos quais o texto flui e as ideias surgem em abundância, noutros dias a dificuldade é maior e as ideias ficam na “gaveta” mental.

 

Por isso, ao invés de esperar pela inspiração das musas, o melhor mesmo é preparar-se para os imprevistos. 

 

Criar conteúdos digitais com regularidade é uma das principais “dores” do marketing digital. Tal como nos diz o Rafael Rez no seu livro “Marketing de Conteúdo – a moeda do século XXI”, “todas as táticas usadas sob o chapéu do marketing digital têm como objetivo levar ao consumo de algum formato de conteúdo.”

 

Desde o site ao SEO, desde o e-mail marketing aos anúncios nas redes sociais, enfim tudo funciona em torno do conteúdo. Se não está a criar conteúdos a sua estratégia de marketing ficará enfraquecida. 

 

A questão que se coloca então é: como superar o bloqueio criativo?

 

 

Por outras palavras, como ciar conteúdos digitais quando já não há ideias sobre o que criar?

 

Para responder a estas questões, compilámos na lista que se segue um conjunto de ideias para superar o bloqueio na hora de criar conteúdos digitais: 

 

1. Defina o objetivo

 

TODO o conteúdo que cria deve ter um objetivo. Isto inclui perceber quem é a sua buyer persona, qual é a ideia que quer transmitir e que tipo de resultado quer obter (brand awareness, geração de leads, venda, criar autoridade, divulgar, etc.)

 

 

2. Elimine as distrações

 

Se está constantemente a ser interrompido vai ser mais difícil concentrar-se para criar conteúdos digitais. Vá para um local onde não pode ser distraído com facilidade, desligue as notificações do email e reduza os dispositivos eletrónicos ao mínimo indispensável para a tarefa. 

 

 

3. Siga boas fontes

 

Esta é mais uma dica do Rafael Rez para criar conteúdos digitais. Siga páginas e blogues criativos de pessoas que admira em áreas como criatividade, inovação e boas ideias. É uma excelente forma de não deixar a “fonte” secar.

 

 

4. Faça uma lista de palavras, frases e imagens


Crie uma lista das palavras, frases ou imagens que vai incluir no blog, roteiro de vídeo, anúncio ou outros exemplos. Desta maneira será mais fácil pegar nessas ideias e começar a criar conteúdos.

 

 

5. Comece a escrever e não pare


Aqui vai uma ironia,a maior dificuldade de quem escreve é mesmo começar a escrever! Por outras palavras, deixe de lado o perfecionismo e não fique à espera do momento ideal para criar conteúdos criativos. Isso não existe. Por isso escreva durante 10 ou 20 minutos todas as ideias que lhe vierem à mente, sem se preocupar se são boas ou más. O objetivo é que liberte a mente para que, entretanto, as melhores ideias acabem por surgir. 

 

 

6.  Use as ferramentas ao seu dispor


Existem ferramentas online que pode utilizar para gerar ideias muito rapidamente. Uma dessas ferramentas é o Answer the Public (https://answerthepublic.com/). Com esta ferramenta basta escrever uma palavra ou frase e terá acesso a mapas visuais de conteúdo, nos quais se pode inspirar. 

 

 

7. Faça uma pausa


Quando puxa pela cabeça e não há forma de as ideias saírem, por vezes a melhor estratégia é fazer uma pausa. Mude de atividade, faça outra coisa e ao fim de umas horas volte ao conteúdo com a mente mais clara para estruturar ideias. 
Criar conteúdos digitais é um processo trabalhoso, mas fundamental para gerar autoridade, mais visitas, mais leads, mais vendas, em suma mais e melhores resultados. Por isso da próxima vez que lhe “der uma branca” tenha presentes estas dicas para superar o bloqueio criativo. 

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.