CRO

Tudo o que precisa de saber sobre CRO

Dentro do marketing digital, podemos encontrar um número infinito de técnicas para cumprir os objetivos do nosso negócio. Os mais comuns estão normalmente relacionados com SEO, as redes sociais, UX, e-mail marketing, entre outros. No entanto, há muito mais do que isso, como, por exemplo, o CRO (Conversion Rate Optimization).

 

Esta estratégia é essencial para que as empresas obtenham melhores resultados e aumentem os seus lucros, assegurando o sucesso do desenvolvimento das suas campanhas.

 

Neste artigo, vamos apresentar-lhe o conceito CRO para que possa dominá-lo devidamente.

 

Fonte: Freepik

 

O QUE É CRO?

 

CRO é um conjunto de técnicas e estratégias que procuram otimizar a taxa de conversão, com o objetivo de aumentar o número de utilizadores que visitam o nosso website e, como consequência, a percentagem de vendas, leads (clientes que se registam no nosso website) ou qualquer tipo de conversão.

 

Contudo, também pode conseguir obter um maior conhecimento do nosso cliente, melhores posicionamentos nos motores de busca, maior retorno de inversão, menor custo de aquisição de clientes, maior escalabilidade, uma excelente experiência do utilizador e maior confiança no nosso website.

 

Para o fazer, é necessário compreender o que convencerá os visitantes a tomar a ação desejada, com base no seu comportamento, nos dispositivos que utilizam ou no que capta a sua atenção. Desta forma, não perderá oportunidades valiosas devido a erros de conversão e assegurará que a maior parte do seu tráfego resulte em vendas.

 

 

QUE TIPOS DE CONVERSÕES EXISTEM?

 

Como mencionado, a principal vantagem do CRO é que ajuda a fazer com que o tráfego de clientes tome a ação específica que procuramos. Em suma, que os nossos visitantes se tornem clientes.

 

Estas conversões podem ser divididas em dois tipos:

 

  • Micro-conversões: direcionam as ações para o objetivo estabelecido nas macro-conversões. Alguns exemplos são a procura de informação, a criação de uma conta, a adição de um produto ao carrinho, a permanência de 60 segundos no site, a visualização de mais de duas páginas do site, entre muitos outros.

 

  • Macroconversões: Estas são aquelas que requerem a soma de várias micro-conversões feitas pelo utilizador, tais como utilizar um serviço, solicitar informações, subscrever a newsletter ou comprar um produto.

 

 

COMO É CALCULADO O CRO?

É muito importante saber como calcular o CRO, a fim de realizar um correto controlo dos resultados obtidos a partir da sua aplicação e de medir a sua eficácia. Para tal, vamos encontrar a seguinte fórmula:

 

  • Cálculo da Taxa de Conversão:

Fonte: Freepik

 

Deve ser esclarecido que uma "sessão" se refere aquando um utilizador interage num sítio web durante um período de tempo ou após 30 minutos de inatividade.

 

A conversão, por outro lado, refere-se a cada potencial cliente gerado.

 

 

AS FASES DE UMA ESTRATÉGIA DE CRO

 

Fonte: Freepik

 

Por outro lado, podemos dizer que, como qualquer estratégia de marketing, o CRO é baseado num método científico com várias fases que devem ser levadas a cabo para obter resultados ótimos. Mencionamo-los todos abaixo:

 

ETAPA 1: ANÁLISE DA SITUAÇÃO

Nesta primeira fase, tem de identificar e analisar todos os pontos fracos do seu website específico que precisam de ser melhorados. Não se pode iniciar o processo de conversão sem ter em conta a situação inicial.

 

ETAPA 2: DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E FIXAÇÃO DE HIPÓTESES

Com base no que foi analisado na fase anterior, é necessário definir claramente o que queremos melhorar, principalmente com base no fluxo e comportamento dos nossos utilizadores, e estabelecer uma série de hipóteses viáveis para levar a cabo a mudança.

 

ETAPA 3: DESENVOLVIMENTO DE TESTES

Nesta fase, devem ser efetuados inquéritos e testes de satisfação dos utilizadores para verificar se a hipótese está correta.

 

ETAPA 4: SOLUÇÃO

Com base nos resultados obtidos, são propostas várias soluções para implementar melhorias no website. Deve ser efetuado um acompanhamento correto para verificar se permitiram aumentar a taxa de conversão de uma forma eficiente.

 

Deve ter-se em conta que esta não será a solução definitiva, mas que pode ser permanentemente mutada e melhorada.

 

 

FERRAMENTAS PARA MELHORAR O CRO

 

A fim de alcançar todos os objetivos acima referidos, devem ser utilizadas várias ferramentas. Algumas delas são:

  • Testes A/B: Consiste em fazer uma comparação entre duas variantes de uma página para ver qual delas funciona melhor. Estes diferem num único elemento e são vistos por dois grupos diferentes de pessoas.
  • Teste multivariado: Este teste é muito semelhante ao teste A/B, com a diferença de que vários elementos são modificados. Desta forma, são comparadas diferentes combinações.
  • Mapas de calor: Esta ferramenta permite-nos conhecer os elementos com os quais os utilizadores interagem de modo a compreender o seu comportamento.
  • Landing pages: Este é o nome dado às “páginas de aterragem”, ou seja, páginas em que um utilizador chega clicando num link. Estes são concebidos especificamente para cada campanha e têm um objetivo claro, tal como a chegada a uma das nossas redes sociais, a um anúncio, a um download, entre muitos outros. Desta forma, os utilizadores sentem-se mais confortáveis e encontram facilmente o que procuravam.

 

Fonte: Freepik

 
 

OUTRAS ESTRATÉGIAS CRO

 

Finalmente, aqui estão alguns outros aspetos a ter em conta que podem ajudá-lo a otimizar a sua taxa de conversão:

  • Pop-ups: Estas são janelas pop-up que aparecem na web. O seu principal objetivo é captar a atenção dos clientes e fornecer-lhes informações importantes. Se usadas corretamente, podem revelar-se uma das ações mais eficazes para aumentar a conversão.
  • Atenção ao cliente: Ajudar os seus clientes com os seus problemas ou dúvidas sobre os seus produtos pode aumentar muito não só a experiência do utilizador, mas também as vendas. Para tal, pode implementar chatbots ou chat ao vivo para resolver questões em tempo real.
  • Comentários: A inclusão de comentários de clientes pode aumentar a conversão. O nosso website inspirará mais confiança nos novos utilizadores se tiver boas críticas sobre os nossos produtos ou serviços.
  • Pagamentos: Não oferecer múltiplos métodos de pagamento pode ser um inconveniente quando se faz uma compra. A flexibilidade de pagamento aumentará a confiança e tornará as suas vendas mais fáceis.
  • Copywriting: Quer se trate dos nossos produtos ou serviços, dos nossos clientes e dos benefícios que oferecemos, persuadir potenciais clientes por escrito é uma estratégia chave para aumentar a conversão. Contudo, deve ter o cuidado de não copiar os seus concorrentes, pois embora muitos enfrentem os mesmos desafios, deve assegurar-se de que eles respondem aos seus próprios objetivos.
  • Design: A conversão também deve ser acompanhada de um website bem concebido, atraente e utilizável, uma vez que estes podem influenciar grandemente a confiança que os clientes terão. Além disso, uma conceção correta pode facilitar a interação dos utilizadores para alcançar o objetivo desejado.

 

 

CONCLUSÃO

 

Agora que já pode começar a implementar estas dicas e técnicas CRO. O importante é observar e analisar corretamente todos os dados quantitativos e qualitativos obtidos, para compreender como os nossos visitantes interagem, identificar o problema e aplicar soluções em conformidade.

 

Verá como em pouco tempo poderá maximizar a rentabilidade do seu projeto.

 

Sobre a autora

Gina Parente

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.