Tendências Marketing Digital

Tendências de Marketing Digital para 2023

2023 trará novas tendências no marketing digital, fizemos uma lista das novidades mais importantes. Descubra mais sobre elas e inclua nos seus planos para o próximo ano!

 

METAVERSO

 

Fonte: Unsplash.com

 

O metaverso é uma das tendências mais faladas do marketing digital. É um termo amplo que descreve uma variedade de experiências virtuais imersivas que têm lugar online, geralmente com outras pessoas. Embora o metaverso gere muito entusiasmo por ser uma novidade, a maioria das empresas ainda não o utilizou em casos práticos. Recomendamos que comece a experimentar o metaverso pessoalmente. Procure oportunidades emergentes nas quais a sua empresa possa participar e mantenha-se atento a outras marcas.

 

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Fonte: Unsplash.com

 

A inteligência artificial (IA) impulsiona todo o marketing. Uma das tendências de marketing mais negligenciadas nos últimos anos é a integração da IA em quase todos os canais de marketing digital. Os algoritmos determinam as publicações nas redes sociais, os resultados das pesquisas e inclusive os anúncios que são exibidos. A inteligência artificial está a tornar o marketing mais inteligente, conectando os consumidores com os produtos e mensagens exatos. É crucial examinar como a IA está a mudar os aspetos fundamentais dos canais que o marketing digital utiliza. Compreenda como os algoritmos estão a afetar os seus resultados e otimize a sua estratégia de conteúdo para tirar partido disso.

 

 

CUSTOMER EXPERIENCE

 

Fonte: Unsplash.com

 

A maioria dos algoritmos e inteligência artificial no marketing digital são otimizados para a mesma coisa: criar uma melhor experiência do utilizador. Por exemplo, as atualizações para motores de busca (SEO) deste ano concentraram-se em fornecer o conteúdo mais útil aos utilizadores. Supere os algoritmos e encante os seus clientes, concentrando-se mais nas suas experiências. Prepare as suas estratégias de marketing digital, concentrando-se no cliente e otimizando a sua experiência, isto ajudará a protegê-lo de futuras atualizações de algoritmos.

 

 

REELS/TIK TOKS/SHORTS

 

Fonte: Unsplash.com

 

TikTok, YouTube Shorts e Instagram Reels estão a tomar conta das redes sociais e da atenção dos consumidores. Para que as empresas se mantenham relevantes, devem aparecer nos canais e formatos onde se encontram os seus clientes. A boa notícia é que os pequenos formatos de vídeo estão a tornar-se ferramentas de gestão de meios de comunicação social e programadores, facilitando às empresas o planeamento dos conteúdos a publicar. Comece a observar Reels e TikToks para compreender o formato, o conteúdo e a atracão. Comece a publicar e a experimentar pequenos conteúdos de vídeo para o seu negócio. Teste e aprenda o seu caminho para o sucesso nestas plataformas poderosas.

 

 

MENSAGENS CLARAS

 

Fonte: Unsplash.com

 

Com a prevalência de vídeos curtos e a atenção cada vez menor, as empresas enfrentam o seu maior desafio até agora. Devem ser capazes de comunicar em frases curtas e rápidas para ganharem atenção nos dispositivos móveis. É necessário dedicar mais tempo para  elaborar mensagens mais curtas e mais simples. Dê prioridade aos aspetos mais importantes da sua marca e reduza-os a frases curtas ou ideias rápidas.

 

 

INFLUENCERS

 

Fonte: Unsplash.com

 

Os influenciadores estão na moda. À medida que o panorama publicitário se torna cada vez mais desorganizado, as empresas precisam de encontrar novas formas de atingir o seu público-alvo. Podem encontrar oportunidades através do conteúdo de aparência orgânica através de influenciadores. O marketing de influencers tem vindo a aumentar há anos, e esta tendência continuará à medida que os influenciadores acumularem um público cada vez maior. Investigue oportunidades de integrar influenciadores no seu plano de marketing. Examine como os seus concorrentes ou outros setores estão a aproveitar os seus influenciadores para aumentar os resultados.

 

 

FUNCIONÁRIOS FELIZES

 

Fonte: Unsplash.com

 

A promoção dos funcionários consiste em fazer com que a sua equipa ou os seus funcionários falem e partilhem as suas experiências positivas em nome da empresa. Cada vez mais empresas estão a aperceber-se do poder dos seus empregados. Os perfis pessoais e os ativos dos funcionários são muitas vezes mais eficazes para atingir mais pessoas de forma autêntica do que as contas e os ativos da empresa. Avaliar a oportunidade dos empregados contribuírem para os seus esforços de marketing e desenvolver um plano para os envolver. Um plano de participação inclui tipicamente formação, ferramentas e recursos para motivar e entusiasmar os empregados a falar em nome da empresa.

 

 

LINKEDIN PARA B2B

 

Fonte: Unsplash.com

 

O LinkedIn existe há muitos anos, mas recentemente registou um crescimento e participação recorde. Espera-se que represente 25% da publicidade B2B em dois anos. Há uma oportunidade crescente para as empresas utilizarem a plataforma para crescerem. No entanto, muito poucas empresas estão a tirar partido disso. É provável que o LinkedIn continue a crescer e a oportunidade só irá aumentar. Incorpore estrategicamente o LinkedIn nos seus planos. Otimize o seu conteúdo. Aumente o seu público e procure novas características e oportunidades para acelerar o seu sucesso.

 

 

NÃO ABANDONE OS PILARES

 

Fonte: Unsplash.com

 

Embora seja fácil distrair-se com o metaverso, Web 3.0, NFT e a inteligência artificial, a realidade é que os fundamentos do marketing digital ainda constituem a maior parte do resultado final. Pilares como o website, SEO, e-mail, as redes sociais, anúncios digitais, gestão comunitária e a gestão da reputação contribuirão de forma crucial para o resultado final. Otimize as estratégias de marketing que já tem em implementadas antes de se concentrar na adição de novas estratégias.

 

 

CONCLUSÃO

 

Este 2023 vem com novas tecnologias, atualizações e um campo competitivo cada vez mais diversificado. Temos de considerar onde ajustar os nossos planos e quando incluir novos planos para não ficarmos saturados. Idealmente, como sempre, deveríamos contratar especialistas para nos ajudar, e informar-nos tanto quanto possível para tomar decisões conscientes e informadas.

 

Por Maitén Ailén Milicich

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.