E-mail Marketing

Tendências de Email Marketing para 2022

Sabemos que o marketing está em constante crescimento e evolução, e que os clientes e o desenvolvimento tecnológico mudam conforme as necessidades do ambiente.


Atualmente, o universo digital encontra-se num ponto onde a procura dos consumidores está a aumentar exponencialmente e a oferta da concorrência é excessiva. Como os clientes preferem um tratamento personalizado, privacidade e apoio da marca, uma das melhores ferramentas para conseguir esta ligação é através de Email Marketing ou E-mailing.

 

 

O QUE É O E-MAIL MARKETING?

 

Fonte: Freepik

 

O e-mail marketing, e-mailing ou correio eletrónico é uma ferramenta eficaz para comunicar digitalmente com os clientes. Proporciona recursos para comunicações internas e externas, desde a apresentação de um novo produto até à comunicação de promoções ou realização de vendas.

 

 

PRINCIPAIS VANTAGENS DO EMAIL MARKETING

 

  • Útil para gerar leads (potenciais clientes).
  • Ideal para gerar engagement, lealdade e manter o contacto com os clientes.
  • Oferece valor acrescentado.
  • Gera confiança.
  • Útil para informar sobre notícias, ofertas, vendas e promoções de novos produtos e serviços.
  • Fornece informação para recolher opiniões e feedback.
  • Fornece dados métricos atualizados sobre as campanhas e os seus resultados.
  • Permite o desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdos.
  • Gera leva à web.

 

 

O PAPEL DO EMAIL MARKETING NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING

 

Através do e-mail marketing procuramos alcançar uma grande variedade de audiências, aumentando as conversões e o tráfego web. Chegamos a eles através do seu consentimento, pois nos dão permissão para enviar e-mails diretamente para a sua caixa de entrada.

 

Desta forma, proporcionamos uma experiência pessoal ao cliente e geramos crescimento da marca e grandes resultados.

 

 

TENDÊNCIAS DO EMAIL MARKETING PARA 2022

 

Fonte: Freepik

 

Os correios comerciais estabelecem ligações fortes e duradouras com os utilizadores da marca, e adapta-se facilmente às mudanças tanto nos utilizadores como na tecnologia. As tendências atuais procuram fornecer informação, concentrando-se na motivação dos utilizadores e procuram estimular os utilizadores com novas ideias.


A seguir, discutiremos as principais tendências do emailing e a forma de maximizar os seus benefícios.

 

 

CONTEÚDO PERSONALIZADO

 

Os e-mails personalizados estão relacionados com a automatização e a sua importância está a crescer rapidamente.


Para que a personalização seja eficaz, é necessário não só conhecer o nome do cliente, mas também ser mais introspetivo quando se trata de conhecer os seus gostos e preferências, recolhendo informações através de interações anteriores que o cliente obteve com o nosso negócio (compras anteriores, produtos guardados em favoritos, consultas sobre artigos, etc.). Desta forma, será possível criar conteúdos exclusivos e mais interessantes para o cliente.

 

 

UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

A inteligência artificial está a ser cada vez mais utilizada e integrada na criação e divulgação de newsletters. São feitos cálculos que permitem encontrar o melhor momento para enviar certas informações aos clientes, sem perder a personalização. Também é possível fazer previsões, pois oferecem grandes vantagens com a rapidez da análise e interpretação dos dados. Desta forma, é possível saber antes de enviar um e-mail a melhor altura para o enviar, os assuntos mais atrativos, opções de personalização, localização, entre outros.


O objetivo é proporcionar uma melhor experiência ao utilizador, identificando tendências e mudanças no seu público.

 

 

AUTOMATIZAÇÃO OU USER GENERATED CONTENT

 

Esta é uma forma de acompanhar de forma rápida e personalizada as interações com a marca, permitindo-lhe responder ao comportamento do consumidor. Funciona através da obtenção de informações de gatilhos, ou seja, de ações de clientes, por exemplo, quando abrem os links nos e-mails enviados, quando adicionam produtos ao seu carrinho de compras, mas não os compram, ou quando acedem ao website durante épocas de ofertas especiais ou novos produtos, entre outros.

 

 

CORREIOS ELETRÓNICOS INTERATIVOS

 

Os e-mails interativos são aqueles que têm a capacidade de atrair a atenção do potencial cliente. Deve trabalhar com interatividade de uma forma atrativa, educativa e com o selo característico da marca. Algumas destas ações podem ser pesquisas, formulários, concursos ou dinâmicas para ganhar prémios e descontos, entre outras.

 

 

SENSIBILIDADE SOBRE PRIVACIDADE

 

Já sabemos que a privacidade é uma questão sensível que diz respeito aos utilizadores e afeta diretamente a utilização do correio eletrónico. Temos de cuidar da privacidade nas campanhas de e-mail marketing para preservar a reputação da marca perante os potenciais clientes.


É importante ser transparente, ter uma política clara e cumpri-la, e também rever protocolos que assegurem que os utilizadores conhecem os seus direitos e que são respeitados.

 

 

DESIGN E ESTILO

 

Não só devemos considerar o conteúdo da nossa marca, mas também o design e estilo da nossa marca. Todas as mensagens de correio eletrónico devem ter um design responsive, ou seja, um design otimizado para dispositivos móveis, uma vez que cada vez mais pessoas utilizam os seus dispositivos móveis para verificar o seu correio eletrónico. A continuação mencionamos os complementos mais importantes a considerar.

  • Dark mode: O modo escuro está no seu auge e a crescer. Os clientes passam cada vez mais tempo em frente dos computadores e dispositivos, e os seus benefícios tornaram-na a opção mais procurada.
  • Minimalismo: Trata-se de textos planos e desenhos simples. É um das newsletters mais económicos.
  • Esquema ao estilo de uma revista: tipografia elegante, fotografias de alta qualidade, desenho em camadas e paleta de cores neutras dão a sensação de uma revista tradicional.
  • Animações: fusão de elementos gráficos com elementos animados para atrair a atenção, mas sem perder a mensagem.

 

 

ACESSIBILIDADE

 

Existem cada vez mais recursos e ferramentas para elaborar, implementar e testar a acessibilidade dos correios eletrónicos. A newsletter tem de ser tão diversa como os nossos utilizadores, ou seja, absolutamente todos os nossos destinatários têm de se sentir incluídos. Iremos nomear as principais diretrizes a ter em conta.

  • Contraste de cores e uso restrito de tonalidades.
  • Apresentação clara e ordenada de texto com espaço em branco.
  • Formato HTML correto.
  • All Text correto para as imagens.
  • Botões e ligações facilmente reconhecíveis.
  • Tipo de linguagem utilizada.

 

 

CONCLUSÃO

 

Fonte: Freepik

 

As tendências do e-mail marketing para 2022 baseiam-se no desenvolvimento contínuo dos elementos que têm estado disponíveis até agora. Mas ainda há muito a ganhar com a automatização e individualização, quando combinada com inteligência artificial, bem como com a apresentação de emails interativos, o que é garantido para envolver ainda mais os leitores.


Cada vez são menos os clientes que são convencidos pelo conteúdo superficial. Assim, utilize histórias convincentes que mostrem os valores da sua marca para envolver o seu público-alvo e realçar a autenticidade através do User Generated Content.


Nos próximos anos, será necessário manter um sentido de responsabilidade, tanto na proteção de dados como na criação e apresentação de conteúdos, uma vez que os utilizadores no passado enfrentaram experiências negativas com a proteção de dados e o envio em massa de newsletters como clientes.


O e-mail marketing provou que, apesar do aparecimento de novas tecnologias e da passagem do tempo, é um instrumento fundamental para o marketing online, continua a crescer exponencialmente e está constantemente a ser atualizado.
Agora que conhece as tendências do e-mail marketing 2022, convidamos a ter em conta os aspetos acima mencionados para melhorar as suas campanhas através deste canal em constante evolução.

 

Sobre a autora

Amira Neme

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.