Smarketing

Smarketing - Uma chave para impulsionar o seu negócio

Neste artigo vamos focar um dos ramos do Inbound Marketing, que é uma nova estratégia de marketing que o ajudará a obter mais visitas ao seu website, a converter essas visitas em leads e, finalmente, a conseguir fecho de vendas bem-sucedido com os seus clientes.
 
Mas primeiro, constatemos o que significa um lead. Este termo é utilizado para definir os visitantes do nosso website que voluntariamente deixam os seus dados de contacto para solicitar informações sobre os nossos produtos. Isto torna-os potenciais clientes dos nossos produtos ou serviços e parte da nossa base de dados, portanto, tornam-se o nosso alvo, que é convertê-los em clientes.

 

 

COMO CONVERTER OS NOSSOS LEADS EM CLIENTES?

 

É agora que nos vamos concentrar num dos passos mais importantes do Inbound Marketing, que é precisamente o Smarketing, que lhe permitirá unificar estratégias no seu negócio, entre a equipa de marketing e a equipa de vendas.

 

Este tipo de estratégia permitir-lhe-á obter potenciais clientes de qualidade, uma vez que se baseia em atrair clientes que em algum momento demonstraram interesse no nosso produto ou conteúdo, resultando numa forma mais eficaz de concretizar uma venda.

 

 

O QUE É EXATAMENTE O SMARKETING?

 

Como a palavra sugere, o Smarketing é o processo de integração da equipa de vendas e da equipa de marketing (sales + marketing), com um objetivo claro e partilhado, que é a geração eficiente de leads e a sua subsequente transformação em clientes.
 
Este processo evitará ou minimizará diferenças e conflitos entre os dois sectores, o que resultará na maior eficiência que procuramos quando fechamos vendas ou negócios.
 
Esta unificação torna-se necessária, uma vez que ambos os departamentos participam em todo o processo, desde o início com a obtenção de um lead, até ao encerramento da venda.
 
A equipa de marketing gera conteúdos de qualidade para atrair visitantes e potenciais clientes para o nosso website. A equipa de vendas mantém contacto individual com cada visitante e fecha a venda através do contacto direto.

 

Smarketing

 

 

COMO COMEÇAR A IMPLEMENTAR ESTA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?
 

Em princípio, precisamos de gerar e manter uma comunicação constante entre os dois departamentos, a fim de definir interesses e métodos comuns para alcançar os diferentes objetivos.
 
Por outro lado, ambos os departamentos devem estar plenamente conscientes dos objetivos um do outro, uma vez que isto lhes permitirá trabalhar em conjunto para alcançar as suas metas.
 
Como podemos conseguir isto? Uma das formas mais bem sucedidas é promover reuniões semanais e mensais entre ambas as equipas para partilhar conquistas obtidas e propor novas ideias em conjunto.
 
Isto permitirá partilhar métricas e analisar a realização dos objetivos, bem como partilhar ideias, sugestões, propostas de melhoras e reconhecimento.

 

Smarketing

 

Também é importante que esta estratégia seja acompanhada de uma certa integração tecnológica. Não podemos alinhar duas equipas que utilizam um software diferente, ou que não partilham ferramentas de comunicação interna. É por isso que é vital a utilização de software partilhado entre as equipas, para uma gestão completa de leads.
 
Além disso, os documentos de Drive Partilhado também são úteis, visto que nos permitem partilhar ideias e progressos, antes das reuniões semanais, para nos manter atualizados sobre a situação em cada departamento.
 
É também importante manter a equipa de vendas atualizada sobre as ações a curto e médio prazo da equipa de marketing. Não esqueçamos que são eles que estão em estreito contacto com potenciais clientes e é importante que tratem a informação de forma correta e eficiente.

 

 

COMO SEI SE ESTOU A APLICAR BEM O SMARKETING?

 

Outro ponto relevante a ter em conta é o resultado obtido com a aplicação da estratégia ao negócio.
 
Isto pode ser conseguido comparando, por exemplo, o número de leads obtidos com aqueles convertidos em leads SQL, que são aqueles que já interagiram connosco, pedindo algo específico e, portanto, estão realmente interessados em comprar os nossos produtos. E finalmente, com as vendas efetivas conseguidas a partir desses SQLs.
 
Os dados obtidos podem ser partilhados nas reuniões de ambas as equipas, de modo a que, em conjunto, possam chegar a conclusões sobre os seus objetivos.
 
Isto permitir-nos-á saber se estamos a aplicar corretamente o Smarketing ou se teremos de ajustar algum processo para melhorar os resultados.

 

Smarketing

 

 

CONCLUSÃO

 

Compreendemos que ambos os departamentos, marketing e vendas, têm objetivos estreitamente relacionados e, portanto, devem trabalhar em conjunto como uma equipa.
 
Os frutos deste trabalho conjunto serão refletidos no crescimento e nos lucros da empresa.
 
Ao longo do tempo, ficou provado que, a longo prazo, as estratégias de Inbound geram maior eficiência no fecho de vendas, maiores ingressos para a nossa empresa e maior retenção de clientes do que outras técnicas que não alinham os objetivos das suas equipas de marketing e vendas. Isto porque têm mais recursos de comunicação e, portanto, um conhecimento mais claro da potencial qualidade do cliente.
 
Este conhecimento nos permitirá, no futuro, concentrar toda a nossa energia num cliente potencial seguro, aumentando assim a margem de benefício.

 

 

Sobre a autora

Luciana Sánchez

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.