Geração Z

Geração Z - Estratégias de marketing para dirigir-se ao consumidor do futuro

Os jovens pós millennial estão a transformar em grande medida a dinâmica da comercialização, e representam agora 32% da população mundial, ultrapassando os seus antecessores millennials.

 

 

Como resultado, está a tornar-se cada vez mais difícil captar a atenção dos clientes, e há necessidade de uma grande mudança nos processos de marketing e nos targets empresariais. Os interesses da geração Z marcam uma importante lacuna nos gostos e necessidades que irão predominar a partir de agora.

 

Se quiser saber como adaptar as suas estratégias aos consumidores do futuro, continue a ler para saber.

 

 

O QUE É GERAÇÃO Z?

 

É difícil determinar o momento exato em que a Geração Z começou, mas vários autores concordam que começou no final dos anos 90. Alguns afirmam que começa com os nascidos entre 1995-1997 e termina entre 2010-2015, enquanto outros marcam o seu início com os nascidos em 2000.

 

Apesar de a falta de precisão nos termos acima referidos, o que pode ser determinado com certeza é que os gostos e interesses das pessoas nascidas durante esta geração são completamente diferentes dos das gerações anteriores.

 

Estas diferenças são enquadradas pelo contexto em que se desenvolveram. Neste sentido, a Geração Z cresceu num ambiente de recessão económica global, conhecendo os efeitos das alterações climáticas, e sendo a única geração que desconhece a vida sem tecnologia.

 

 

Alguns autores argumentam que a geração Z tem certos aspetos em comum com os ideais da grande geração (1928-1946).

 

Estes últimos são os sobreviventes da Segunda Guerra Mundial e da depressão económica desse período. Os marcos históricos acima mencionados marcaram traços de personalidade em comum com ambas as gerações, que se caracterizam pelos seus fortes ideais de auto-aperfeiçoamento e melhoria pessoal e ambiental.

 

 

PORQUE É IMPORTANTE AJUSTAR O FOCO À GERAÇÃO Z?

 

Conforme comentamos no início deste artigo, a Geração Z é verdadeiramente influente. Embora muitos desta geração sejam adolescentes e jovens adultos, espera-se que representem hoje 40% dos consumidores.

 

Além disso, os expertos afirmam que o poder de compra desta geração atinge os 44 triliões de dólares e se expande para 600 triliões de dólares ao ter em conta a influência dos seus pais nos gastos. Estas razões são a chave para começar a preparar, conhecer e adaptar-se a esta geração emergente, que por acaso é tão dominante no mundo de hoje.

 

 

CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE EM RELAÇÃO AOS HÁBITOS DE COMPRA DA GERAÇÃO Z

 

Algumas das características que mais ressaltam da personalidade da Geração Z, em relação aos seus interesses e hábitos de compra, são:

 

  • São uma geração que usa o pragmatismo como forma de vida: cresceram no meio de várias crises económicas, pelo que sabem que não basta tentar as coisas passivamente. Tendem a ser mais determinadas e mais empenhadas do que as gerações anteriores.

 

  • Como cresceram a conhecer o impacto ambiental do consumismo, tendem a fazer melhores escolhas de compra: a Geração Z tende a escolher produtos práticos e funcionais. Além disso, este ponto pode ser relacionado com a era digital, onde muitos produtos são adaptados à necessidade de praticabilidade, ecologia e digitalização, por exemplo: música, filmes, fotografia, leitura, entre muitos outros.

 

  • Têm uma forte inclinação para a reciclagem e a redução do impacto ambiental: de acordo as suas decisões de compra, preferem empresas que garantam o seu compromisso com a ecologia. Na sua falta, estão inclinados a reciclar produtos e metodologias de DIY.

 

  • Tendo em conta que para a Geração Z menos é mais, o seu ponto decisivo é a qualidade: preferem investir em produtos onde a qualidade é garantida.

 

  • Estão socialmente empenhados em várias causas, pelo que estão inclinados a escolher empresas que fazem o mesmo: neste aspeto, é difícil para eles tornarem-se leais a uma determinada marca.

 

  • As opiniões de outras pessoas sobre a experiência e a utilidade de um produto são muito importantes: Antes de investirem em algo, fazem investigação sobre o mesmo.

 

  • São uma geração com fácil acesso à informação: convencê-los sobre um ponto pode ser difícil. A ingenuidade não é uma palavra que se lhes diga respeito.

 

  • São altamente visuais: por isso, estão habituados à comunicação multimédia. Este é um ponto focal para os contactar.

 

  • Ao contrário dos seus antecessores, acumular dinheiro não é uma prioridade: para eles, o valor é encontrado em vivências e experiências únicas.

 

  • Gostam de experimentar: variar com produtos e marcas é um most para eles.

 

  • 95% da Geração Z têm um telemóvel, e gastam mais tempo com ele do que as outras gerações: também utilizam este dispositivo mais do que outros, pelo que para se conectar a eles é necessário ter este aspeto em conta.

 

Apesar da sua utilização predominante de telemóveis, não deixam de lado outros dispositivos como computadores, iPads, televisores e assistentes inteligentes, uma vez que são classificados como uma geração multi-ecrãs.

 

 

QUE MEIOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZA PARA SE CONECTAR À GERAÇÃO Z?

 

Sem dúvidas, um meio predominante para a Geração Z em relação à comunicação são as redes sociais. Assim, as redes que mais utilizam são Instagram, WhatsApp, YouTube e Snapchat. De acordo com várias métricas, eles também utilizam frequentemente o correio eletrónico, contudo, esta frequência não excede a dos seus antecessores millennials, pelo que o marketing por correio eletrónico com eles poderia tornar-se mais complexo.

 

Como resultado, o Instagram deve ser um dos primeiros recursos a estabelecer um vínculo com esta geração. Estão habituados à velocidade das compras on-line, pelo que é essencial fornecer-lhes produtos que possam obter com o menor tempo de espera possível, neste sentido, Instagram shopping pode ser um grande aliado.

 

 

No caso do YouTube, como mencionamos nas características da geração Z, ao contrário dos millennials, não são facilmente influenciados pela publicidade clássica. Portanto, a publicidade nos vídeos do YouTube pode ser uma espada de dois gumes se não se tiver uma estratégia adequada. Em vez disso, compartilhar conteúdos sobre opiniões reais de clientes ou tutoriais com dicas sobre como utilizar o produto ou serviço será uma melhor forma de se conectar a eles e de os convencer.

 

Finalmente, além de considerar a escolha correta dos meios de comunicação, a análise de dados deve ser tida em conta para todas as ações a realizar. Como esta geração está tão conectada a vários dispositivos e redes de Internet, é mais fácil compreender os seus gostos e necessidades, pelo que a otimização dos esforços através do estudo do seu comportamento online beneficiará qualquer empresa.

 

 

DICAS PARA ESTRATÉGIAS DE MARKETING EFICAZES COM A GERAÇÃO Z

 

A continuação, algumas das estratégias que podem valer a pena desenvolver para se conectar à Geração Z. Entre elas:

 

  • Basear as suas ações no Neuromarketing: Esta é uma geração muito empenhada no ambiente e nas causas sociais, pelo que tentar influenciar e ligar as suas emoções através de qualquer uma das ferramentas de marketing digital será a melhor opção.

 

  • Mostre-lhes o seu compromisso para com o ambiente: Realce com campanhas o que faz para colaborar com o ambiente, isto irá captar a sua atenção.

 

  • Use emojis na sua conversa: Estes jovens cresceram com emojis e a sua utilização torna mais fácil a compreensão da mensagem. Além de usar um ícone tradicional, criar com eles uma linguagem que seja divertida de descobrir e usar.

 

  • Ofereça-lhes opções: Gostam de se sentir em controlo e em posição de decidir. Assim, dar-lhes uma variedade de opções em relação aos produtos ou métodos de compra irá ajudá-los a preferir a sua marca.

 

  • Alimente a sua curiosidade: Têm sede de conhecimento, pelo que a execução de uma estratégia em que estejam ansiosos por aprender mais e a investigação sobre si, poderia ajudar a direccioná-los para os seus serviços.

 

  • Manter comunicações curtas: Quando me refiro a comunicações curtas, não quero dizer menos interessantes. Esta geração tende a gastar menos tempo em comunicações com empresas. Assim, a otimização destes esforços será o seu maior aliado.

 

  • Manter ofertas, cupões e programas de pontos: A Geração Z está interessada em utilizar o seu dinheiro sabiamente, pelo que estes recursos serão úteis para captar a sua atenção.

 

 

CONCLUSÃO

 

A Geração Z representa um grande grupo de consumidores que mudou o foco de muitos dos interesses gerais do mundo como era conhecido. A fim de se adaptar às mudanças e tendências futuras, é necessário estar atento a elas.

 

Preparar-se com base nas estratégias e tecnologias necessárias para se conectar a eles é um investimento que, a curto prazo, compensa. É por isso que, neste artigo, reunimos os conselhos necessários para que possa começar a trabalhar.

 

Sabia destas mudanças entre gerações? Que outras estratégias podem pensar para se preparar para a futura comunicação com estes jovens?

 

Sobre a autora

Michelle Hernández

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.