Copywriting

Estratégias de Copywriting para aumentar as suas vendas

Quando se quer ter sucesso num website, o copywriting (redação publicitária) provavelmente não se encontra entre as primeiras estratégias a implementar. Contudo, pode fazer uma grande diferença para um negócio, ajudando uma empresa a definir a sua própria identidade e a transmitir a sua mensagem principal, atraindo clientes e aumentando as vendas.
 

Não importa quão bom seja um produto ou serviço, se não souber como escrever um texto convincente, não terá muito sucesso nas vendas. Contudo, elaborar esta estratégia não é tão fácil como parece. É por isso que neste artigo lhe apresentamos alguns métodos de redação infalíveis que qualquer empresa pode utilizar para aumentar as suas vendas.

 

Fonte: Unsplash

 

 

DESCUBRA QUEM É O SEU PÚBLICO


Antes de lançar qualquer sítio web, precisa de saber exatamente quem é o seu público. Precisa de saber o máximo possível sobre os seus clientes: idade, nacionalidade, interesses, ocupação, comportamento e muito mais. Desta forma, conseguirá criar conteúdos dirigidos a potenciais clientes, com o estilo e abordagem mais próximos da sua realidade, aumentando a probabilidade de conversões.


Ao identificar o seu público, inclua os seus objetivos e pense em como a sua empresa pode ajudá-los a atingi-los. Depois crie conteúdos que persuadam o seu público da necessidade dos seus produtos ou serviços.

 

 

PARTILHE TESTEMUNHOS


Outra das melhores formas de aumentar as vendas é através de testemunhos, que são resenhas de clientes reais que utilizaram o seu produto e tiveram bons resultados. São uma parte essencial do processo de marketing porque oferecem aos potenciais compradores provas sociais de que o seu produto funciona.
 
Ao exibir vários testemunhos ou citações no seu sítio web que representam a voz do seu público, pode fazer o seu produto parecer mais real e útil, tornando-o uma solução mais atrativa do que a concorrência e dando aos potenciais clientes uma razão genuína para confiar na sua empresa.
 

Fonte: Unsplash

 

 

ESCREVA TÍTULOS ATRATIVOS

 

O título é o primeiro contacto do leitor com o seu conteúdo e é também um dos elementos mais relevantes para os motores de busca. Por este motivo, é necessário criar manchetes atrativas.
 
Uma grande manchete mantém o telespectador. Atrai-os para a sua mensagem e as possibilidades de a pessoa clicar nela ou ler sobre ela são maiores. É muito importante que seja direto, ou seja, que o tópico seja muito claro sobre do que se trata o conteúdo ou a solução que está a oferecer.
 
É também essencial criar manchetes únicas para se destacar da multidão. Para o fazer, pode usar um verificador de plágio para evitar ter as mesmas manchetes que os seus concorrentes.

 

 

COPYWRITING E SEO

 

Ao criar conteúdo para o seu website, deve ter em mente o SEO, uma vez que está intimamente relacionado com a redação. Se não otimizar o seu conteúdo para motores de busca, será muito mais difícil para os seus clientes encontrar os seus produtos ou serviços. Para o fazer, deverá utilizar as palavras-chave corretas no seu conteúdo. Descubra o que as pessoas estão à procura.
 
Uma vez determinadas as palavras que as pessoas estão a procurar, incorpore-as naturalmente no seu website. O seu objetivo é fazer com que o Google reconheça que o seu website é relevante para pesquisar o seu tópico e para mostrar o seu site nos principais resultados quando as pessoas pesquisam por esse termo.
 

Fonte: Unsplash

 

 

CONECTE A SUA MARCA COM A EMOÇÃO CERTA

 

Ao aperfeiçoar o seu texto de vendas para aumentar as conversões, é sempre uma boa ideia incorporar alguns elementos de marketing emocional, especialmente se vender produtos B2C ou estilo de vida. Vários estudos demonstram o efeito positivo que as estratégias de marketing emocional têm na perceção do produto e nas decisões de compra dos consumidores.
 
As emoções mais comuns no marketing são: felicidade, frustração, medo, inveja, amizade ou integração. A chave é equilibrar a lógica e a emoção com base no que o cliente necessita naquele exato momento da sua viagem através do website.

 

 

PRIORIZAR OS BENEFÍCIOS EM RELAÇÃO ÀS CARATERÍSTICAS

 

Outro dos truques mais fáceis de escrever é reformular a forma como descreve os seus produtos. Com isto em mente, a primeira dica é destacar os benefícios dos produtos e chamar a atenção do seu público para as coisas que a sua empresa faz melhor do que qualquer outra pessoa.
 
Além disso, algo tão simples como modificar as descrições dos produtos para explicar as características do ponto de vista do cliente pode ajudar a aumentar as vendas. Os consumidores de hoje procuram uma solução concreta para os seus problemas e querem saber o quanto mais fácil será a sua vida quando tiverem o seu produto ou serviço.
 
Este ano, as prioridades dos consumidores incluíram: preços de envio baixos, custo acessível do produto, altas classificações e revisões do produto, características impressionantes, pagamento flexível e opções de entrega. Por outras palavras, embora as características do produto atraiam os compradores, não são necessariamente o principal motor de conversão.
 

Fonte: Unsplash

 

 

OBTENHA INFORMAÇÕES EQUILIBRADAS SOBRE O SEU PRODUTO

 

Ao escrever o texto de vendas para o seu website, poderá ser tentado a mencionar cada pequeno detalhe que torne o seu produto excelente. No entanto, tem de ter em mente que os atuais internautas da web não têm muita paciência e a maioria deles apenas olham rapidamente as páginas para obter informações relevantes.
 
Por este motivo, se quiser converter os visitantes do seu website em clientes, deve captar a sua atenção com títulos e elementos visuais que representam os benefícios precisos que ajudarão o seu público a compreender imediatamente o valor que lhes oferece.
 
Uma vez captada a sua atenção, poderá convencê-los a continuar a ler a informação concisa, que deve ser sempre acessível e de fácil leitura.

 

 

CONCLUSÃO

 

Não espere que as suas primeiras páginas de vendas sejam perfeitas. Escrever uma boa redação para as suas páginas de vendas é como qualquer outra habilidade: leva tempo e prática. Mas ao implementar estas estratégias, verá a qualidade do seu texto melhorar e os seus potenciais clientes começarão a converter-se em vendas imediatas.

 

Sobre a autora

Gina Parente

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.