Palavra

Esta é a palavra mais importante para escrever bons textos de venda

Já alguma vez lhe aconteceu estar a conversar com alguém e, passado alguns minutos, aperceber-se que o seu interlocutor não parece muito interessado naquilo que pensa e diz, nas suas ideias e opiniões?


Pode até chegar à conclusão que essa conversa não o cativa, pois do outro lado está alguém apenas focado numa coisa: em si mesmo. 


“Eu fiz isto”, “eu acho que”, “eu penso que”, “sabes o que me aconteceu” e assim sucessivamente. Falarmos de nós é normal e faz parte da dinâmica de uma conversa. Focar no outro é essencial para tornar essa conversa mais agradável, fluida e interessante. 


Quando está a escrever textos de venda, quer seja um artigo no blog, um anúncio ou uma newsletter, de certa forma também está a ter uma conversa. Por isso se quer escrever bons textos de venda é essencial que se lembre da palavra mais importante: tu!


Sabe porque é que o “tu” é tão importante?

Porque o foco da sua atenção quando está a escrever textos de venda deve estar no “interlocutor” da conversa, ou seja o cliente, a lead ou o visitante do seu site. Quando se foca em exclusivo nas caraterísticas do seu produto ou serviço, mas é pouco focado naquilo que pode fazer para ir de encontro às necessidades de quem o procura, o seu texto perde força. 


Sem dúvida que a mensagem que quer passar precisa de explicar quem é e o que faz, mas da mesma forma que não pode começar uma casa pelo telhado, assim é a sua interação com quem está a ler. Do outro lado está uma pessoa que precisa sentir que se preocupa com ela. Essa pessoa lê aquilo que escreveu e pensa “era mesmo isto que eu precisava saber”.


Por isso da próxima vez que escrever um texto, no final releia aquilo que escreveu e responda às seguintes questões:


“O que é que este texto faz de bom pela vida do meu cliente?”

“Que emoção quero fazer o meu cliente sentir com a leitura deste texto?”

“De que forma demonstro a minha autenticidade e personalidade como marca?” 


Com esta dica não queremos dizer que comece a escrever a palavra “tu” em todos os pontos do seu texto. Mais do que a palavra é a estratégia que precisa de considerar, para não parecer que está apenas focado em si, como se costuma dizer a “massajar o ego”.


Um texto bem escrito não consiste apenas de informação de qualidade, ortografia impecável ou um título espetacular. É fundamental que entre nesse diálogo com o seu cliente. 


Faça perguntas. Conte histórias. Crie uma persona e adapte os seus textos à mesma. Desafie o cliente a dar o seu feedback. Em suma humanize o seu texto. 


Por fim não caia no erro de pensar que um cliente vai valorizar os seus produtos e serviços por dizer que “somos a melhor a marca do mercado” ou “fazemos o melhor serviço ao melhor preço.”


O cliente vai valorizar pela forma como o fizer sentir. Se ele gostar de “conversar” consigo, os resultados só podem ser positivos.

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.