Start Up

Descubra o que todas as startups de sucesso têm em comum

Fonte: Unsplash

 

Há um aspeto em comum entre todas as startups bem sucedidas: não é a embalagem ou o número de empregados, mas o grande investimento que fazem em comunicação. Eles compreenderam que não faz sentido ter o melhor produto do mundo se não souber como o tornar conhecido, razão pela qual nos últimos anos as empresas têm dado prioridade a especialistas de marketing e bons comunicadores.

 

 

O QUE É UM PLANO DE COMUNICAÇÃO?

 


Fonte: Unsplash

 

Comunicar é tão fácil como criar uma conta numa rede social e mostrar fotos dos seus produtos, mas para ter sucesso é preciso ter um plano de comunicação. Este plano serve para estabelecer objetivos realistas, controlar o orçamento que utilizamos, medir o nosso sucesso com a estratégia e alcançar o posicionamento.

 

 

PARA QUE PRECISO DELE?

 


Fonte: Unsplash

 

Embora um plano de comunicação beneficie sempre uma startup, há momentos cruciais em que deve ser essencial a sua utilização. Está provado que um forte investimento em comunicação gera uma maior taxa de vendas, retorno do investimento, fidelidade do cliente e posicionamento. Aqui estão os momentos-chave em que deve ter um plano de comunicação.

 

 

LANÇAMENTO

 


Fonte: Unsplash

 

O lançamento do nosso empreendimento é o primeiro e mais importante momento da empresa. Temos de criar um conceito associado à nossa marca, uma mensagem que queremos transmitir e gravar a nossa marca tanto quanto possível na mente dos nossos potenciais clientes. Além disso, devemos ter em conta quando lançamos o nosso produto e a que preço, estes são os aspetos que podem ajudar ou dificultar o nosso trabalho de comunicação.

 

 

ENCONTRAR TALENTOS

 


Fonte: Unsplash

 

Precisamos de um plano de comunicação para a procura de talentos da nossa empresa. Porque para além do produto, as pessoas que trabalham connosco também devem ser excelentes, e procurá-las não é tarefa fácil. Temos de fazer com que os candidatos nos prefiram a nós em relação a outras startups, e podemos conseguir isto dando uma imagem corporativa saudável e amigável, onde as pessoas sejam amigáveis e possam trabalhar confortavelmente.

 

 

PROCURAR FINANCIAMENTO

 


Fonte: Unsplash

 

Outro pilar fundamental de uma startup é a necessidade de financiamento para crescer, o que só pode ser conseguido se nos tornarmos conhecidos. Mas, além disso, devemos projetar a imagem certa, devemos ter uma imagem fresca, fiável e sólida. Temos de assegurar aos potenciais investidores que confiar em nós é a melhor decisão.

 

 

DESENVOLVA O SEU PLANO DE COMUNICAÇÃO

 


Fonte: Unsplash

 

Já compreendemos a importância de um plano de comunicação e em que situações é crucial, mas como o faço? Aqui estão os passos a seguir.

 

 

DEFINIR UM ORÇAMENTO

 

Os startups mais bem sucedidos concordaram em atribuir aproximadamente 20% à comunicação, mas pode fazer campanhas com menos ou mais investimentos que lhe deem bons resultados. Deve ter em conta que é preciso tempo para obter um bom posicionamento; por isso, deve ser um investimento onde se sabe que os resultados não são imediatos. O importante é estabelecer um orçamento e, com base neste, estabelecer um plano de comunicação.

 

 

 

DETERMINE QUEM É O SEU ALVO

 

Queremos ter o maior número de clientes possível, mas cada produto tem um público-alvo, aquele que mais consome. Devemos realizar um estudo de mercado onde recolhemos dados sobre quem são os nossos potenciais clientes e utilizá-los para determinar a forma de realizar o plano de comunicação. Desta forma, podemos escolher se é conveniente realizar ações com empresas, influenciadores ou líderes de opinião para chegar ao consumidor.

 

 

SELECIONE O QUE MOSTRAR 

 

Não precisamos de quantidade, precisamos de conteúdo de qualidade. Utilizar um tópico atual relacionado com o seu produto para falar sobre ele como especialista é uma boa opção, pode ser publicações nas redes sobre dados interessantes, tutoriais ou ocasiões em que o seu produto pode ser utilizado. Se o fizer em colaboração com outra empresa ou influenciador, ganhará reconhecimento de marca e visibilidade nos meios de comunicação social.

 

 

ESCOLHA ONDE MOSTRAR

 

Quem consome ou consumiria o meu produto? Leitores de blogs, ouvintes de rádio, pessoas que utilizam as redes sociais? Quais? Para isso foi muito importante conhecer os nossos potenciais clientes, pois depende de onde vamos investir as nossas estratégias de comunicação. Apesar disso, não devemos deixar de investir em nenhum deles, pois podem sempre ajudar-nos a aumentar a nossa visibilidade. Outra estratégia ocasional pode ser o patrocínio de uma empresa ou personalidade cujo público corresponda aos nossos potenciais clientes. Também fazer ou aderir a eventos massivos pode ajudar-nos a ser mais reconhecidos.

 

 

ORGANIZAR AS DATAS IMPORTANTES

 

O planeamento é uma chave em si para iniciar a sua startup, em princípio deve preencher um calendário de datas importantes para a sua empresa. Estas podem ser eventos, lançamentos de novos produtos, aberturas de lojas ou mudanças e definir estações de pico para o seu produto. Tente assegurar-se de que estas datas não se sobrepõem e sejam equilibradas no tempo, que não estejam tão próximas umas das outras a ponto de saturar os seus clientes, mas não tão afastadas para que eles não se esqueçam. A constância é a chave.

 

 

ANÁLISE OS DADOS

 

Depois do nosso plano ter sido executado, é tempo de avaliar os resultados, de ver se atingimos os objetivos que estabelecemos, se notamos erros no caminho, se há falta de investimento ou se precisamos de mudar os meios que utilizamos. Este não é o momento para ficarmos tristes se fizemos mal ou para sentirmos que tudo foi feito se fizemos bem, é o primeiro ponto da nossa curva de crescimento e devemos usá-lo para fazer as mudanças necessárias, aprender e ser melhores na próxima vez. Não é determinante, não é permanente, podemos sempre melhorá-lo, confiar no seu produto e na sua empresa.

 

 

CONCLUSÃO

 


Fonte: Unsplash

 

As empresas apercebem-se de que sem comunicação, sem uma ligação com o comprador, não são nada. As recomendações podem ajudá-lo com a sua startup, podem ajudá-lo a estabelecer a sua marca, ganhar vendas e ganhar uma relação mais fluida com os clientes. Nunca será dinheiro mal investido, porque se um plano de comunicação não correr como esperado, lhe dará informações sobre os seus clientes, o que eles querem e como o querem, e isso é inestimável para a sua empresa. Não perca a esperança, não desista, Roma não foi construída num dia e nenhum negócio se torna bem-sucedido muito rapidamente. A chave do sucesso é e será sempre a constância.

 

 

Sobre a autora

Maitén Ailén Milicich

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.