SEO

Black Hat SEO - As más práticas do SEO

SEO (Search Engine Optimisation) é uma das muitas práticas realizadas como estratégia de marketing online. A sua função é desenvolver e melhorar o conteúdo publicado em diferentes plataformas, adaptando-o aos interesses, preferências e necessidades dos utilizadores, com o objetivo de aumentar gradualmente o posicionamento nos motores de busca.

 

Black Hat é a tentativa de melhorar o SEO através de "atalhos" para enganar o Google, Bing e outros motores de busca. Embora possa atingir picos significativos a curto prazo, não mantém os sítios bem classificados e corre o risco de ser penalizado.

 

Muitas práticas que em tempos foram amplamente utilizadas são agora as menos recomendadas quando se trata de persuadir estes motores de busca. É por isso que neste artigo mencionaremos algumas das que se tornaram obsoletas e que devem ser evitadas a todo o custo.

 


Fonte: Freepik


 

COPIAR OU DUPLICAR CONTEÚDO

 

Uma das práticas mais comuns é copiar o conteúdo de outras pessoas com bom posicionamento e usá-lo como seu. No entanto, os motores de busca têm várias técnicas para detetar rapidamente o plágio e penalizar o conteúdo, levando mesmo à expulsão de sítios.

 

Copiar o conteúdo também inclui a sua utilização mais de uma vez dentro do mesmo sítio web. Nestes casos, apenas uma das páginas será indexada.

 

Isto porque os motores de busca querem que o conteúdo dos seus utilizadores seja sempre de alta qualidade e, acima de tudo, original, de modo a obter uma classificação natural. No caso de utilização de conteúdo de outro website, a fonte a partir da qual a informação foi obtida deve ser incluída ou o autor deve ser citado.


 

ABUSAR DAS KEYWORDS (PALAVRAS-CHAVE)

 


Fonte: Freepik

 

No início, o uso de palavras-chave era muito eficaz quando se tratava de nos posicionarmos dentro da web, uma vez que se considerava que elas podiam facilitar grandemente as pesquisas dos utilizadores. No entanto, isto significava que os conteúdos eram de má qualidade, uma vez que não se destinavam aos utilizadores, mas aos motores de busca.

 

Hoje em dia, as palavras-chave não são um factor determinante. Os motores de busca sacrificaram estas facilidades a fim de melhorar o conteúdo oferecido, portanto, a experiência do utilizador.

 

Se não administrar corretamente a utilização de keywords e saturar o seu conteúdo com elas, os motores de busca podem penalizá-lo, pois interpretam que está a tentar enganar os utilizadores. A recomendação é que o número de palavras-chave deve situar-se entre 2% e 6% do conteúdo total.

 

Outro erro comum é usar palavras irrelevantes, ou seja, aquelas que são colocadas sem motivo e que não estão relacionadas com cada conteúdo específico. Isto pode fazer com que os próprios motores não reconheçam as páginas onde o tema é realmente discutido, todos eles têm o mesmo peso e, como consequência, nenhum deles pode ser posicionado.

 

Não perca tempo à procura das palavras certas para colocar na sua página. Escreva naturalmente e concentre-se na criação de conteúdos úteis e interessantes para os seus utilizadores. Para o fazer corretamente, pode fazer alguma pesquisa sobre as palavras-chave que irão captar a atenção do seu público.


 

USAR TEXTOS E LINKS OCULTOS

 

O uso de links ocultos é conhecido como "cloacking". Esta prática resume-se à colocação de conteúdos que só são visíveis para os motores de busca.

 

Assim, mais palavras-chave e conteúdo podem ser incluídos, por exemplo, colocando-os na mesma cor do fundo, de modo a obter um melhor posicionamento sem que o utilizador os possa ver.

 

Isto resulta que o utilizador possa ver os conteúdos nos seus resultados de pesquisa que não estão relacionados com o que pretendia encontrar.


 

EXAGERAR NA PUBLICIDADE

 

Embora seja verdade que incluir anúncios e publicidade no seu website pode gerar grandes receitas, usá-los em demasia pode ter várias consequências.

 

Entre eles, encontramos uma experiência pior do utilizador. Isto pode levar os utilizadores a ficarem exaustos e decidirem abandonar o website, de modo a que o conteúdo que se pretendia exibir nunca chegasse até eles.

 

Por outro lado, isto pode comprometer a velocidade. Um website lento, onde os tempos de carregamento são excessivos, traduz-se também numa má navegação para o utilizador e num possível abandono da página.


 

COMPRA E TROCA DE LINKS

 


Fonte: Freepik

 

Uma boa prática de SEO é colocar links no conteúdo da web. Isto acontece porque os motores de busca consideram que se um sítio tem muitos links externos, é porque o seu conteúdo é interessante e digno de confiança.

 

No entanto, pagar por links que apontam para o seu website, mas não estão relacionadas com o conteúdo, gera inconsistências que os motores podem detetar e penalizar, pensando que foram obtidas de forma fraudulenta.

 

Se o que pretende é aumentar legitimamente as suas visitas, não deve utilizar links gerados artificialmente, mas devem ser fiáveis, de qualidade, obtidas naturalmente e devem estar relacionadas com o seu conteúdo.

 

Estima-se que é melhor ter poucos links de boa qualidade e autoridade do que muitos de baixa qualidade que podem não melhorar o seu posicionamento, mas também piorar a sua visibilidade.


 

O SPINNING

 


Fonte: Freepik

 

Esta tática envolve a atualização das keywords dos textos originais a partir do seu próprio website, por vezes através de software. Desta forma, um "novo" artigo é obtido rapidamente e pode ser publicado em várias páginas.

 

Este tipo de prática é normalmente uma das menos penalizadas pelos motores. No entanto, se for criada por uma máquina, será considerada de qualidade inferior a uma produzida por um ser humano.


 

SPAM ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS

 

Outra técnica utilizada é comentar um link de forma massiva nos blogs ou fóruns com comentários abertos. O único objetivo disto é criar SPAM e gerar facilmente links para o nosso website. Este tipo de comentários são rapidamente removidos e penalizados se são considerados que não contribuem em nada para o conteúdo.

 

Hoje em dia, muitos blogs têm os conhecidos links nofollow que permitem aos motores de busca não seguir ou verificar este tipo de links.

 

Além disso, existem ferramentas anti spam que pode utilizar no seu website para evitar que os utilizadores tirem partido do seu conteúdo. Deve certificar-se e verificar que a secção de comentários não lhe permite anexar estes links, uma vez que será prejudicado e os motores eliminarão o seu site.


 

CONCLUSÃO

 

Podemos concluir que qualquer prática que seja utilizada com o objetivo de enganar ou forçar os motores de busca pode acabar por gerar mais consequências do que benefícios.

 

Devemos estar conscientes que o posicionamento na web é progressivo, requer esforço, necessita de formação correta e que a melhor forma de o conseguir é através da realização de técnicas éticas e orgânicas que gerem a melhor experiência possível para o utilizador. Desta forma, os motores de busca irão beneficiar e recompensar o seu site.

 

Sobre a autora

Gina Parente

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.