8 ferramentas de teletrabalho para utilizar na sua empresa

Vivemos dias de grande desafio. De forma rápida e inesperada a pandemia de Covid-19 chegou aos quatro cantos do mundo, com um impacto significativo na vida das pessoas. Neste contexto as empresas enfrentam um desafio maior, sendo obrigadas a encontrar soluções para manter a produtividade e, ao mesmo tempo, assegurar o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores. 

 

Muitas empresas tem procurado responder a este desafio adotando ferramentas de teletrabalho que permitem aos colaboradores trabalhar a partir de casa. Se está perante esta situação vai encontrar neste artigo 10 ferramentas de teletrabalho que o podem ajudar. 


 

1. Google Hangouts


Trata-se de uma ferramenta de comunicação da Google que permite trocar mensagens online, efetuar ligações telefónicas e fazer videoconferências. Existe também uma app chamada Google Hangout Meet que é mais orientada para reuniões de negócio, com funcionalidades mais avançadas. Pode partilhar o mesmo link com todos os participantes, o que torna esta ferramenta fácil de utilizar e implementar a grande escala. 


 

2. Zoom 


O Zoom é uma ferramenta de teletrabalho muito interessante que também permite fazer videoconferências. O plano gratuito permite hospedar videoconferências de até 40 minutos com o máximo de 100 participantes. Permite ainda o compartilhamento de tela, o que pode ser uma grande vantagem para a rápida partilha de informação. 


 

3. Trello


O Trello é uma ferramenta de teletrabalho que permite a organização das tarefas de forma visual. Pode colocar os seus diferentes projetos ou departamentos em diferentes quadros (boards) e configurar quais os membros da equipa que têm acesso a cada um dos quadros. Os quadros contém listas de tarefas representadas por cartões, como se fosse uma espécie de post-it digital. Com estes cartões pode criar checklists, associar membros da equipa às tarefas, datas, ficheiros, notas, etc. 


 

4. Slack 


O Slack é uma plataforma ideal para o teletrabalho pois permite aos colaboradores comunicarem entre si em tempo real. Após ser criado um local de trabalho dentro do Slack, os membros da equipa podem falar entre si, partilhar documentos, mensagens diretas, entre outros. Para utilizar esta ferramenta pode fazer o download da mesma para o computador ou telemóvel. 


 

5. Linkedin


Se ainda não o fez esta é uma boa oportunidade para atualizar o seu perfil no LinkedIn. Uma vez que o contacto presencial é altamente desaconselhado nesta fase de pandemia, precisa de encontrar novas formas de manter o networking. Esta é a rede social ideal para que possa manter e mesmo fortalecer a sua rede de contatos profissionais. Uma sugestão que pode ter em conta é partilhar conteúdos de valor no seu perfil ou na página da empresa, como por exemplo artigos do blog, dicas, notícias, etc.
 


 

6. Google Drive
Um serviço de armazenamento do Google que permite criar e partilhar diferentes tipos de ficheiros (documentos, planilhas, apresentações, etc.). Pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo e permite organizar os ficheiros em diferentes pastas, que podem ser partilhadas com outros utilizadores. 


 

7. BrainFocus 


Nem sempre é fácil manter o foco quando se trabalha a partir de casa. Se pretende fazer uma administração eficaz do tempo através da técnica pomodoro, esta aplicação pode ajudar nesse sentido. Permite programar diferentes pomodoros (25m), momentos de pausa e analisar o tempo investido nas tarefas. 


 

8. Google Calendar


Terminamos com esta ferramenta da Google, com a qual pode agendar eventos e enviar convites por email para toda a equipa. Mantenha os seus projetos em dia e organize a agenda de trabalho. 


Por fim desejamos muita força, coragem e resiliência para um futuro que se adivinha desafiador. Esperamos que estas ferramentas sejam úteis e acrescentem valor à produtividade da sua empresa.


Acima de tudo, que tudo corra pelo melhor e que em breve possamos estar reunidos. Como diz o ditado, não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe. Este com certeza também passará. Fique bem!
 
 

Nota: devido ao estado de emergência tomamos como medidas preventivas trabalhar a partir de casa nas próximas semanas. Poderá contactar connosco pelos meios habituais, nomeadamente email, contato telefónico, mensagem, videoconferênca ou outros canais, das 9 horas às 18 horas.

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.