Websites

Tenha uma boa presença na Internet através de um website.
 

Apesar de todas as mudanças que ocorreram com a ascensão das redes sociais, o website ainda é um canal essencial na estratégia de marketing digital. 


Afinal de contas o Google continua a ser o maior motor de pesquisas no mundo, utilizado diariamente por milhões de pessoas. 


É aí que entra o website, que relativamente à estrutura de conteúdos pode ser de diversos tipos (blog, landing page, loja virtual, etc.). Quando alguém procura por algo específico, não o faz nas redes sociais. Faz no Google, e quando isso acontece é provável que mais tarde ou mais cedo esse utilizador vá parar ao website da sua empresa.


O website está preparado para cativar, suscitar interesse, converter e vender? 


Ao pensar na estrutura do website, o responsável pela estratégia precisa de ter em consideração os seguintes aspectos:
 

  • Qual vai ser o domínio do site?
  • Que tipo de alojamento vai contratar?
  • Quais os principais objetivos do site (vendas, tráfego, etc.?) 
  • Que funcionalidades vai incluir?
  • Quais vão ser as fontes de tráfego?
  • Que tipo de conteúdo vai ter?
  • De que forma vai integrar o site com outros meios digitais? 
  • O site é seguro?
  • Tem em consideração as melhores práticas de SEO
  • Tem uma boa usabilidade por parte do utilizador? 
  • O design é apelativo?
  • O site é rápido e apresenta um bom desempenho?
  • Está preparado para dispositivos móveis


Apesar do website servir como um cartão de visita da sua empresa, não é suficiente destacar os produtos e serviços ou ter um design bonito. O website deve proporcionar relacionamento e gerar valor na vida de quem o visita, transmitindo a qualidade e os valores da sua empresa e marca. Precisa por isso de uma estratégia de marketing de conteúdos.


Se ainda não tem um blog, não há dúvida de que essa deve ser uma possibilidade a considerar. Criar um blog é uma excelente forma de alavancar a sua marca, tornar a comunicação mais direta, posicionar a sua empresa como uma referência e agregar valor a quem o lê.


Para além de poder funcionar como um diretório de conteúdos o blog permite atrair mais visitas (e potenciais leads) para o website. Ferramentas de pesquisa como o Google reconhecem e premiam com melhores posições os websites que atualizam os seus conteúdos constantemente. Isso ajuda a conquistar boas posições nas pesquisas e como tal aumento de tráfego. 


Para criar e manter um blog de sucesso é essencial que o “alimente” com conteúdo personalizado, para que o cliente se identifique com aquilo que escreve e sinta que vai de encontro aos seus desafios e necessidades. 


Gerir um blog é um processo complexo por isso é importante atribuir a alguém experiente a responsabilidade de criar os conteúdos adequados para o público-alvo, utilizado o tipo de linguagem e o tom adequados, assim como as palavras-chave ideais para chamar a atenção e gerar tráfego qualificado. 


Numa sociedade em que se tenta vender tudo a toda a hora nem sempre é fácil captar a atenção das pessoas. Para conseguir a atenção deste público distraído, a escrita para a Web deve ser cuidadosamente pensada e estruturada. Os leitores online procuram conteúdo claro, direto, conciso e de valor. Ser capaz de escrever tendo em consideração o comportamento do utilizador de internet é um elemento chave de toda a estratégia de Marketing Digital.

Tenha em conta que o seu objetivo é atrair e transformar os visitantes em leads, gerando oportunidades de negócio. O blog é uma boa ferramenta para gerar leads qualificadas mas existem muitas outras formas de criar conteúdos de valor no seu website, por exemplo apresentando casos de sucesso, testemunhos de clientes e publicações e conteúdos especializados para download (e-books, infográficos, templates, etc.).


Resumindo precisa de manter um “diálogo” com o seu público-alvo e pode fazê-lo através de conteúdos. No seu website pode proporcionar conteúdo de valor assim como outras formas de contacto e relacionamento, para que o visitante se sinta confiante em conhecer melhor a sua marca, ler os conteúdos, sentir que vai de encontro ao que precisa e acreditar que o seu produto ou serviço é mesmo aquilo que precisa! 


Por fim tenha em consideração o marketing é mensurável, tudo o que é feito online pode (e deve) ser medido. A definição de KPI (Indicador Chave de Desempenho) ajuda a perceber o que está a funcionar e o que pode ser melhorado, com vista a melhorar o ROI (Retorno Sobre Investimento). 


Pouco adianta criar um website se depois não analisa os dados para perceber o que pode otimizar e melhorar. É importante decidir quais são os KPI a medir, como por exemplo:
 

  • Nº de visitas ao site
  • Tempo média de visita
  • Taxa de rejeição
  • Análise geográfica
  • CPC (Custo por clique)
  • CPL (Custo por lead)
  • Leads por canal
  • Quantidade de leads
  • Custo por venda


Se neste momento não está a medir os dados pode recorrer a ferramentas como o Google Analytics. Com os serviços que disponibilizamos de Web Analytics, terá acesso à melhor consultoria e a relatórios de tudo o que se passa no seu website e com as suas campanhas.


Esses relatórios serão detalhados e ajustados aos seus desafios atuais, para que possa identificar o que está a funcionar bem, corrigir o que pode ser melhorado e otimizar o website para gerar cada vez mais e melhores resultados. 

Peça hoje uma proposta

Escolha a Link to Digital para aumentar as suas vendas com os nossos serviços. Contacte-nos para obter todas as informações.
contactar a agência

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Clique para fechar.